Apresentação

O Polis criou sua área de cultura no inicio dos anos 90  desenvolvendo ações reflexões e articulações no campo da cidadania cultural dos municípios brasileiros. Assim, fortaleceu gestões democráticas, potencializou experiências de ação e políticas públicas e desenvolveu reflexões e estudos sobre novos paradigmas de cultura e gestão.

A  participação no debate público, na articulação de fóruns de cultura, em publicações, seminários e assessorias, vem alimentando, desde o início dos anos 90, movimentos, gestões, pesquisas acadêmicas, órgãos legislativos, além de contribuir para a criação de uma pauta nacional de discussão sobre as políticas públicas de cultura. A participação do Pólis ao longo dos anos vem estimulando as dinâmicas culturais do país e contribuiu para que a cultura passasse a ser considerada um vetor fundamental para a qualidade de vida e o desenvolvimento humano.

O trabalho do Pólis no campo do desenvolvimento cultural tem sido um ponto de referência, reflexão e articulação para movimentos, entidades e organizações que trabalham ou se interessam pela questão cultural.
Assim, contribuiu para a reorganização dos conselhos municipais de cultura, conselhos municipais de cultura de paz, conferências de cultura,  políticas públicas para as culturas populares, projetos e programa de valorização de iniciativas culturais entre jovens; fortalecimento de políticas públicas locais e nacionais; articulação de redes locais, nacionais e internacionais; mapeamentos  socioculturais; diagnósticos da cultural local e municipal, pesquisas sobre consumo cultural; capacitação de Pontos de Cultura para a convivência e a Cultura de Paz.  E o desenvolvimento de propostas de políticas públicas de cultura a partir do debate público e da participação cultural.

A construção da cidadania cultural propugna o direito a cultura, a criação e produção cultural, aos processos de decisão sobre o fazer cultural, o direito à comunicação e às novas tecnologias de comunicação e informação, à diversidade cultural, à sustentabilidade cultural e à cultura de paz.

A partir destes princípios construiu parcerias com organismos culturais do país e do exterior; com setor privado e público; com redes e movimentos culturais.

 

Projetos do Pólis Pontao Rede Logolink Projeto Pólis Litoral Sustentável Publicacões Polis Pólis Digital Mapa das Artes Cidade Tiradentes Parceiros Le Monde Brasil
 

Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais - Rua Araújo 124, Centro, São Paulo - SP CEP 01220-020 t. 55 11 2174 6800