Pólis apresenta filme sobre arte e periferia no Fábricas de Cultura
  • Compartilhar
14/03/2012

 

O filme etnográfico Lá do Leste integrou um dos 36 filmes exibidos no contexto do Festival de Cinema da Zona Leste em Itinerância.

O filme foi dirigido por Carolina Caffé, técnica de comunicação e cultura do Instituto Pólis, junto com Rose Satiko, antropóloga da USP. Contou com apoio do Instituto Pólis, do LISA (Laboratório de Imagem e Som da USP) e é resultado do prêmio Etnodoc 2010.

O filme segue a vida e as transformações do street dance, do grafite e do rap nesse lugar que é considerado o maior complexo de conjuntos habitacionais populares da América Latina, espaço marcado pela exclusão, no qual a população orquestra suas dificuldades com dinâmicas próprias de sociabilidade, moradia, e apropriação do território.

Apesar de sua enorme extensão territorial e populacional e significado histórico, social e cultural, a Zona Leste paulistana ainda não tivera um grande festival de cinema em seu calendário cultural. O Festival de Cinema da Zona Leste em Itinerância está no seu segundo ano de programações, que segue até dia 18/03.
(confira a programação).

Pedro Dantas, curador e coordenador geral do festival destaca a multiplicidade cultural da região formada por intensas correntes migratórias de outros países bem como de outros estados brasileiros.

"A Zona Leste é a região da cidade que apresenta o maior fluxo de população sazonal, ou seja, é composta por bairros dormitórios e a maioria de sua população ativa se desloca até outras regiões da cidade", afirma Dantas.

Na apresentação do filme Lá do Leste e no debate com as crianças e adolescentes do Fabricas de Cultura, Carolina Caffé fala sobre a relação entre arte e território e propõe uma reflexão sobre os motivos da transformação da arte de rua.

“Lá do Leste” encerra a programação da mostra neste domingo, às 15h30

Projetos do Pólis Pontao Rede Logolink Projeto Pólis Litoral Sustentável Publicacões Polis Pólis Digital Mapa das Artes Cidade Tiradentes Parceiros Le Monde Brasil
 

Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais - Rua Araújo 124, Centro, São Paulo - SP CEP 01220-020 t. 55 11 2174 6800