Jovens ocuparão ciclovias de São Paulo na próxima segunda-feira

capa_pedal_wordpress

A atividade compõe a formação do Programa Jovem Monitor/a Cultural e trará atividades culturais e discussões sobre mobilidade urbana.

As ciclovias do centro da cidade de São Paulo serão ocupadas por dezenas de jovens na próxima segunda-feira, dia 19 de setembro. O Instituto Pólis, por meio do Programa Jovem Monitor/a Cultural (PJMC), realizará a segunda edição do “Pedal do Programa Jovem Monitor/a Cultural” como proposta de vivência de um novo paradigma de mobilidade. A atividade integra as ações da Semana da Mobilidade 2016.

A saída acontecerá às 10h30 na Praça da República. Serão feitos dois trajetos diferentes:

trajetos_2pedal

Durante todo o percurso, os/as participantes serão auxiliados/as por Bike Anjos/as. Acontecerão apresentações artísticas do grupo Ciclistas Bonequeiros e da Associação Skate e Cultura Urbana (ASCU). O pedal será finalizado às 13h30 embaixo do viaduto do Vale do Anhangabaú.

A partir das 15h, as atividades continuam na Praça das Artes, localizada na Av. São João, nº 281. No momento haverá uma roda de conversa sobre Mobilidade Urbana e Direito à Cidade com Roberson Miguel, integrante do Ciclistas da Periferia, Fernanda Bardelli, integrante da associação Bike Anjo, e Cadu Ronca, do Instituto Aromeiazero.

“As formas de deslocamento interferem diretamente na vida das pessoas. As juventudes são público em constante trânsito e reconhecimento de novos espaços”, afirma Martha Lemos, coordenadora pedagógica do PJMC pelo Instituto Pólis.

A atividade conta com a parceria da Secretaria Municipal de Cultura, dos grupos Ciclistas da Periferia e Ciclistas Bonequeiros, do Instituto Aromeiazero e das associações Bike Anjo e ASCU – Associação Skate e Cultura Urbana.

Primeira edição

Em setembro de 2015, o Instituto Pólis realizou a primeira edição do Pedal do Programa Jovem Monitor/a Cultural. Entre outros/as convidados/as, participaram integrantes dos grupos Pedalinas e Ciclocidade, e do urbanista João Whitaker, atual secretário municipal de Habitação. A roda de conversa está disponível online e pode ser conferida aqui.

Confira também no canal do Pontão de Convivência e Cultura de Paz o vídeo de cobertura do evento.

De acordo com Martha Lemos, é importante promover ações que invertam a lógica dos automóveis particulares nas vias e estimular o ciclismo, as caminhadas e o uso do transporte público. “É importante que os grupos ocupem e transformem os espaços públicos, possibilitando a construção de uma nova cidade”.

SERVIÇO:

2º PEDAL DO PROGRAMA JOVEM MONITOR/A CULTURAL

Dia: 19 de setembro de 2016.

Pedal: Saída: 10h30, na Praça da República (em frente ao banco Itaú). Chegada: Vale do Anhangabaú (embaixo do viaduto).

Roda de conversa: 15h00, na Praça das Artes (Av. São João, 281).

Contato de imprensa: Leandro Noronha da Fonseca – leandro@polis.org.br / (11) 2174-6815

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *