CAROLINA CAFFÉ - é Socióloga e documentarista. Integra a Área de Desenvolvimento Cultural do Pólis desde 2008 e é técnica da Área de Comunicacão do Pólis. Produz o boletim virtual Notícias Polis, atende jornalistas e produz conteúdos audiovisuais. Foi coordenadora adjunta do projeto Mapa das Artes da Cidade Tiradentes (www.cidadetiradentes.org.br). Atualmente é coordenadora executiva do projeto Pólis Digital – Mídias Livres e Cidadania Cultural - uma plataforma colaborativa, física e virtual, de produções em mídias livres que tratam sobre os temas relevantes da cidade e do contexto global (www.polisdigital.com.br). Produziu e dirigiu os filmes Lá do Leste, A arte e a rua, A caminho da Copa e Litoral Sustentável.

Notícias

Lançamento - Livro Multimídia e Webdoc sobre Arte e Periferia 21/03/2013

No dia 27 de março será lançado o Livro Multimídia e Webdocumentário Lá do Leste – Uma Etnografia Audiovisual Compartilhada, de Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji. O livro será debatido no lançamento com a socióloga Vera Telles (USP), o urbanista e vereador de SP Nabil Bonduki (USP), o diretor do Instituto Pólis e poeta Hamilton Faria, o artista-ativista Daniel Hylario (protagonista do filme etnográfico) e as autoras do livro.

Leia mais
Seminário Regional Urbano e Socioambiental do Litoral Norte e da Baixada Santista - SP 19/12/2012

O Instituto Pólis convida os moradores, as organizações sociais e os representantes do poder público do Estado de São Paulo, dos municípios do Litoral Norte e Baixada Santista - SP. Esta iniciativa está integrada ao projeto Litoral Sustentável – Desenvolvimento com Inclusão Social e tem por objetivo construir coletivamente um programa regional de desenvolvimento sustentável para os municípios e para região.

Leia mais
Documentário Lá do Leste é exibido em Cidade Tiradentes - SP 13/12/2012

O filme etnográfico Lá do Leste, co-produzido pelo Instituto Pólis em parceria com o LISA (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia), foi exibido na Mostra Cultural Île de France que aconteceu no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes. Confira o depoimento de Carolina Caffé, diretora do filme e técnica da Área de Comunicação e Cultura do Instituto Pólis, que foi convidada para apresentar e debater o filme.

Leia mais
Pólis participa do III Congresso Latinoamericano de Antropologia no Chile 14/11/2012

Aconteceu entre os dias 5 e 9 de novembro em Santiago do Chile o III Congresso Latinoamericano de Antropologia. Carolina Caffé, do Instituto Pólis, esteve presente no Simpósio Antropologia Audiovisual e Antropologia do Cinema, e apresentou a experiência na produção da Cartovideografia - Mapa das Artes de Cidade Tiradentes - SP, além dos filmes etnográficos Lá do Leste e A Arte e a Rua.

Leia mais
Pólis lança documentário A Caminho da Copa 13/11/2012

O documentário "A caminho da Copa” desenvolvido pelo Ponto de Mídia Livre Pólis Digital já está no ar. O filme aborda a diversidade de opiniões a respeito dos impactos, positivos e negativos, da preparação dos mega eventos no cotidiano das principais cidades do país. Raquel Rolnik, Carlos Vainer, Juca Kfouri, Toni Sando, Vicente Cândido e moradores de São Paulo e Rio de Janeiro atingidos por obras urbanas ligadas ao eventos da Copa do Mundo e Olimpiadas são entrevistados no filme.

Leia mais
É necessário que a participação vá para além do voto 01/11/2012

Na entrevista em vídeo, Anna Luiza Souto afirmou: "acho que nós temos que olhar toda a arquitetura da participação, e não apenas discutir as questões circunscritas às eleições". Segundo a socióloga e pesquisadora do Instituto Pólis, é necessário que o debate público aborde também outras instâncias participativas, tais como conselhos, plebicitos, referendos ou mobilizações de coletivos juvenis.

Leia mais
Opinião - É urgente renegociar a dívida! - com Odilon Guedes 18/10/2012

Entrevistamos o economista Odilon Guedes para falar sobre a dívida pública da cidade de São Paulo.

Leia mais
OPINIÃO - Mobilidade Urbana - com Nabil Bonduki 04/10/2012

Em entrevista cedida ao Pólis, Nabil Bonduki afirma que a mobilidade é o principal problema de São Paulo. Equilibrar o emprego e a habitação, distribuindo-os na cidade, é uma das estratégia apontada pelo urbanista para superar a questão. Confira o vídeo.

Leia mais
Pólis esteve presente na Assembléia do Movimento Cultura Viva Comunitária (Rio+20) 29/06/2012

A Área de Desenvolvimento Cultural do Pólis esteve presente na Cúpula dos Povos (Rio+20) durante a Assembléia do Movimento Cultura Viva Comunitária. Confira o depoimento de Hamilton Faria, poeta e coordenador da Área de Cultura e Comunicação do Pólis, e o vídeo realizado durante o evento.

Leia mais
Pólis reúne pesquisadores culturais da América Latina. 28/06/2012

No dia 16 de junho de 2012 aconteceu no Instituto Pólis um encontro sobre Pesquisa Cultural na América Latina. Entre os participantes esteve Maria do Rosário Ramalho (Programa VAI - Secretaria Municipal de Cultura), Jorge Blandon (Corporacion Cultural Nuestra Gente), Adriano Mauriz (Instituto Pombas Urbanas), Eduardo Balan (Culembron Timbal - Red Latinoamericana de Arte y Tranformación Social-Plataforma Puente Cultura Viva Comunitaria) e Hamilton Faria (Área de Desenvolvimento Cultural do Instituto Pólis).

Leia mais
Documentário A Arte e a Rua co-produzido pelo Pólis entra em Mostras de São Paulo 28/06/2012

O documentário A Arte e a Rua, realizado pelo Pólis em parceria com a USP, será exibido nos dias 5 e 6 de julho na Mostra Pierre Verger e Mostra Múltiplos Brasis. O filme é resultado da pesquisa Cartovideografia Sociocultural da Cidade Tiradentes, um mapa virtual interativo que apresenta informações da comunidade por meio de vídeos, fotos, músicas e textos.

Leia mais
Rio+20 - Pólis participa da Semana de Cultura, Cidadania e Ecologia - Por uma Cultura sem Fronteiras na Cúpula dos Povos 17/06/2012

O Panorama dos movimentos e redes culturais na América Latina, a economia solidária, a governança para os povos e a Campanha Continental Cultura Viva Comunitária são alguns dos temas da I Semana de Cultura, Cidadania e Ecologia - Por uma Cultura sem Fronteiras na Cúpula dos Povos. Hamilton Faria, coordenador da Área Cultura e Comunicação do Instituto Pólis, Carolina Caffé e Florence Rodrigues, do Ponto de Mídia Livre Pólis Digital, estarão presentes nos encontros e farão uma cobertura jornalística online para comunicar os acontecimentos.

Leia mais
Rio+20 - Pólis promove debates sobre o direito á cidade sustentável, à participação e os impactos dos megaprojetos 17/06/2012

O evento acontece dia 19 de junho de 2012, na Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro. Entre os palestrantes convidados estão representantes do Fórum Nacional de Reforma Urbana, Fundação Ford, Atletas para a Cidadania; Articulação Nacional dos Comitês Populares da Copa e Olimpíadas e Fundo Brasil de Direitos Humanos; Rede LogoLink, Centro de Estudos e Pesquisas- BRICS e convidado especial da ONU. Também será exibido o documentário A Caminho da Copa, que aborda a diversidade de opiniões a respeito dos impactos, positivos e negativos, da preparação do megaevento no cotidiano das principais cidades do país. Confira a programação na matéria completa.

Leia mais
Rio+20 - Pólis lança documentário 'A caminho da Copa' 15/06/2012

O documentário "A caminho da Copa” desenvolvido pelo Ponto de Mídia Livre Pólis Digital será exibido na Rio+20, dia 19 de junho às 16h30. O filme aborda a diversidade de opiniões a respeito dos impactos, positivos e negativos, da preparação dos mega eventos no cotidiano das principais cidades do país. Raquel Rolnik, Carlos Vainer, Juca Kfouri, Toni Sando e moradores de São Paulo e Rio de Janeiro atingidos por obras urbanas ligadas ao eventos da Copa do Mundo e Olimpiadas são entrevistados no filme. Assista o trailer -

Leia mais
Evento no Pólis recebe viajantes em campanha continental pela Cultura Viva 23/05/2012

A Caravana busca conectar os movimentos pela Cultura Viva Comunitária promovendo debates e encontros entre países da América Latina. Dias 15 e 16 de junho haverá um encontro da Caravana no Instituto Pólis. Resultados da Campanha Cultura Viva Comuninária em cada país, apresentações de vídeos, reflexões sobre pesquisa comunitária e políticas públicas e suas propostas para a Rio + 20 fazem parte do evento. Confira a programação completa.

Leia mais
Pontos de Cultura tornam-se referência e multiplicam-se em plataforma na América Latina 09/04/2012

A política dos Pontos de Cultura, que nasceu no Brasil, hoje é referência em toda América Latina. Em busca do fortalecimento e multiplicação da política, a Plataforma Puente Cultura Viva Comunitaria, que é a tentativa da conexão entre todos estes movimentos na Améria Latina, realiza ações este ano: Semana Continental Cultura Viva Comunitária, caravanas e campanhas. Confira a agenda do movimento.

Leia mais
Mensagens do Moinho – Criatividade para a Saúde da Cidade! 09/04/2012

Neste artigo Carolina Caffé, socióloga e coordenadora do projeto Pólis Digital, faz uma reflexão sobre a experiência do Cine Moinho - uma sessão de cinema que aconteceu na Favela do Moinho no contexto do Festival BaixoCentro. "Na sua maioria catadores e recicladores de lixo, eletricistas, trabalhadores da construção civil e empregadas domésticas, ninguém melhor do que a população do Moinho para nos ensinar a recriar e resignificar o espaço público da cidade." Leia o artigo completo.

Leia mais
Pólis participa do Festival BaixoCentro com sessão de cinema na Favela do Moinho 22/03/2012

O Ponto de Mídia Livre Pólis Digital participa do festival de rua colaborativo BaixoCentro que começa amanhã (23/03) e termina no outro domingo (01/04). A sessão abre com o videoclipe dos rappers Du Corre, do Movimento Moinho Vivo, seguido de curtas metragens do Projeto Revelando os Brasis. CINE MOINHO - neste domingo, dia 25 às 19h na Favela do Moinho - Rua Eduardo Prado com Av Rio Branco.

Leia mais
Pólis participa do Festival BaixoCentro 14/03/2012

O Festival que acontece entre os dias 23/03 à 01/04, incentiva a ocupação de espaços públicos com atividades artísticas organizadas de forma colaborativa entre centros culturais da região do Baixo Centro de São Paulo.

Leia mais
Pólis apresenta filme sobre arte e periferia no Fábricas de Cultura 14/03/2012

O filme integra o Festival de Cinema da Zona Leste em Itinerância.

Leia mais
Pólis realiza Mostra Multimídia sobre o tema Mídia Livre e o Direito à Cidade 14/03/2012

O evento será nesta quinta-feira (dia 15) das 18h às 22h

Leia mais
I Encontro Paulista dos Pesquisadores da Cultura debate economia, direitos, arte e educação 16/02/2012

Veja entrevistas em vídeo realizadas pelo Pólis Digital

Leia mais
Aniversário de São Paulo – Governança e Comunicação 26/01/2012

Leia o artigo de Carolina Caffé

Leia mais
I Fórum da Internet no Brasil debate a liberdade na rede 20/10/2011

Neutralidade, universalidade e ambiente legal foram alguns dos temas tratados.

Leia mais
Cineclube Pólis lança o filme Lá do Leste sobre artistas da Cidade Tiradentes Fonte: Instituto Pólis 14/12/2010

O Cineclube Pólis apresenta nesta sexta (17) o documentário Lá do Leste que retrata a vida de quatro artistas de rua da Cidade Tiradentes, bairro da zona leste de São Paulo. O filme foi dirigido por Carolina Caffé, pesquisadora da área de Desenvolvimento Cultural do Instituto Pólis e a antropóloga Rose Satiko Hijiki, que estarão presentes para um debate após a exibição.

Leia mais
Pólis Digital é o novo projeto de comunicação e cidadania cultural do Instituto 06/12/2011

A ação articula o Cineclube Pólis e as novas mídias.

Leia mais
Pólis e LISA lançam o documentário A arte e a rua nesta quarta-feira (7) 06/12/2011

filme trata da transformação da arte de rua e a urbanização em Cidade Tiradentes.

Leia mais
Debate defende liberdade de expressão na internet Fonte: Instituto Pólis Luis Eduardo Tavares* 30/01/2009

No momento em que grandes possibilidades de avanço no campo da livre comunicação são assinaladas pela ascensão de Barak Obama à presidência dos EUA (poucas horas após a posse, todo o conteúdo do portal da Casa Branca estava em Creative Commons), tramita no senado brasileiro, sem qualquer participação da sociedade civil, um projeto de lei que ameaça inviabilizar o potencial da internet para os brasileiros. Esse foi o assunto da mesa de diálogo realizada nesta quinta, 29 de janeiro em Belém. O debate Alternativas ao PL Azeredo: pela liberdade na rede foi promovida por entidades e articulações da sociedade civil como o Coletivo Intervozes, GPOPAI, Rede Livre, Associação do Software Livre e o Centro de Tecnologia e Sociedade, da FGV do Rio de Janeiro. Como debatedores, o debutado federal do PT de São Paulo, Paulo Teixeira, Sérgio Amadeus, implantador dos telecentros no município de São Paulo, Pedro Abramovay, do Ministério da Justiça e Luiz Macon do CTS/FGV-Rio.

Leia mais
ALACP pauta temas relacionados à cultura e política no FSM Fonte: Instituto Pólis Carolina Caffé* 05/02/2009

As diversas nuances da cultura foram discutidas nos últimos dias de debate da Articulação Latinoamericana de Cultura e Política (ALACP). Políticas culturais, cultura política, cidadania cultural e linguagens culturais foram algum dos pontos trabalhados no encontro por personalidades importantes do cenário de toda a América Latina. Cultura de paz, sistemas políticos, direitos humanos, pluralismo cultural foram alguns dos temas propostos pela mesa.

Leia mais
Avanços e desafios da política dos Pontos de Cultura são discutidos em Belém Fonte: Instituto Pólis Carolina Caffé* 30/01/2009

Cerca de 100 pessoas entre artistas, educadores, coordenadores de pontos de cultura, integrantes da Comissão Nacional e Paulista de Pontos de Cultura estiveram na mesa de diálogo Pontos de Cultura: Políticas Públicas e Cidadania Cultural, que teve início nesta quinta, 29 de janeiro, no Fórum Social Mundial em Belém. Célio Turino, Secretário de Programas e Projetos Culturais do Ministério da Cultura, começou o debate contando mais sobre esta política do programa Cultura Viva, inaugurada em 2004. Segundo ele o programa é uma ação que resulta de uma brecha possibilitada pelo governo Lula, baseado em uma tríplice aliança: Estado, sociedade civil e Ministério da Cultura.

Leia mais

Acervo de Documentos

Lá do Leste : uma Etnografia audiovisual compartilhada 2013

Produzidas em coautoria com os artistas de Cidade Tiradentes, as imagens, experiências e reflexões apresentadas na obra resultam de um projeto de Antropologia Compartilhada, na qual a etnografia é também pensada como forma de contribuição para uma participação mais efetiva dos artistas e moradores dos distritos periféricos nos processos de reflexão e participação, sobre os caminhos da arte de rua, e as transformações socioculturais na periferia de São Paulo.
 

Film as shared ethnography in the field, in the editing suite, on the air 2013

Análise do projeto de produtos audiovisuais e hipermidiáticos iniciado em 2009, com o Mapa das Artes de Cidade Tiradentes, concluído em 2011. O projeto teve como pressuposto o conceito de Jean Rouch de antropologia compartilhada, mas possui suas especificidades, uma vez que foi desenvolvido em um momento marcado pela intensificação da produção e compartilhamento de imagens, assim como pela emergência de variadas formas colaborativas de produção de informação, dada a popularização das Tecnologias da Informação e Comunicação.

De Cidade Tiradentes à Vila Prudente 2013

¿Como vislumbrar las nuevas posibilidades y desafíos de la antropología visual como disciplina, en tiempos de aceleradas transformaciones comunicativas y tecnológicas? Confiram ensaio de Carolina Caffé, " De Tiradentes à Vila Prudente", publicado na Bifurcaciones, Revista de Estudios Culturales Urbanos.

Arte para Resistir 2012

De acordo com Carolina Caffé, documentarista e técnica da área de comunicação do Instituto Pólis, “ a indústria cultural se apropria até mesmo do discurso e argumento de resistência dos movimentos, como é o caso da estética periférica e de outras bandeiras que acabam sendo apropriadas e transformadas em linguagem de mercado. Leiam matéria completa  veiculada na Revista Caros Amigos – Especial, n. 58, Setembro de  2012.

Projetos do Pólis
Pontao
Rede Logolink
Projeto Pólis Litoral Sustentável
Publicacões Polis
Parceiros
Le Monde Brasil
Mercosul Solidário
 

Pólis - Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais - Rua Araújo 124, Centro, São Paulo - SP CEP 01220-020 t. 55 11 2174 6800