notícias

Documentário Lá do Leste é exibido em Cidade Tiradentes – SP

13/12/2012

O filme etnográfico Lá do Leste, co-produzido pelo Instituto Pólis em parceria com o LISA (Laboratório de Imagem e Som em Antropologia), foi exibido na Mostra Cultural Île de France que aconteceu no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes.

A Mostra é um dos resultados do projeto Île de France, que além de estar inaugurando o segundo maior Centro Cultural da América Latina em Cidade Tiradentes, realizou um processo de formação com agentes comunitários de saúde da região. Este processo educativo contou com oficinas de criatividade, inter-relacionando as disciplinas de humanas e saúde. O resultado final foi o livro Cidade Tiradentes – Um retrato poético, com registros do processo formativo, uma Mostra Cultural, e um evento de encerramento, que contou com projeção de filmes e apresentações musicais.

O projeto Île de France é parceria entre a Prefeitura Municipal de São Paulo, através da Secretaria Municipal de Relações Internacionais, e a prefeitura da região de Île de France, sediada em Paris. A ação formativa contou com ações da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Casa de Saúde Santa Marcelina.

Carolina Caffé, diretora do filme e técnica da Área de Comunicação e Cultura do Instituto Pólis, foi convidada para apresentar e debater o filme na Mostra.

“É muito bom ver resultados do cruzamento entre movimentos de saúde e de cultura. Ainda não tinha pensado no filme como uma mensagem para a saúde, mas de fato o filme aborda isso quando trata sobre a importancia dos espaços públicos, comuns, e de convivência. Cidade Tiradentes está passando por um momento de intensa modernização e urbanização. Sinais claros disso é a construção do estádio de futebol em Itaquera, para a Copa de 2014, e este Centro Cultural francês. Volto a afirmar as questões apresentadas no filme: Que cidade queremos? Que tipo de modernidade queremos? Sem dúvida nenhuma é muito importante e bem vinda os investimentos que estão sendo feitos na região, mas neste processo é fundamental observar quando os investimentso violam os direitos humanos, e desrespeitam os modos de vida locais. Neste momento, para a saúde de todos e para a garantia dos direitos culturais, é preciso defender os espaços públicos ainda não privatizados que são usados pela população local.˜, afirmou.

Confira o filme Lá do Leste – http://vimeo.com/37323409

 

Lá do Leste – do lugar onde a cidade termina (ou começa), chegam rimas, gestos e cores que marcam o espaço. A experiência periférica urbana é a base e o motivo da produção dos artistas de Cidade Tiradentes, que cresceram junto com o distrito paulista e em suas obras dialogam com seus desafios e sonhos. O filme segue a vida e as transformações do street dance, grafite e rap neste lugar considerado o maior complexo de conjuntos habitacionais populares da América Latina, marcado pela exclusão, no qual a população orquestra suas dificuldades com dinâmicas próprias de sociabilidade, moradia, e apropriação do território.

 

Direção | Pesquisa | Roteiro – Carolina Caffé e Rose Satiko Gitirana Hikiji

Montagem – Karine Binaux

Fotografia – Rafael Nobre

Produção – Movie&Art

Co-produção – LISA, Instituto Polis e W.S. Produções