notícias

Pólis apresenta filme sobre arte e periferia no Fábricas de Cultura

14/03/2012

 

O filme etnográfico Lá do Leste integrou um dos 36 filmes exibidos no contexto do Festival de Cinema da Zona Leste em Itinerância.

O filme foi dirigido por Carolina Caffé, técnica de comunicação e cultura do Instituto Pólis, junto com Rose Satiko, antropóloga da USP. Contou com apoio do Instituto Pólis, do LISA (Laboratório de Imagem e Som da USP) e é resultado do prêmio Etnodoc 2010.

O filme segue a vida e as transformações do street dance, do grafite e do rap nesse lugar que é considerado o maior complexo de conjuntos habitacionais populares da América Latina, espaço marcado pela exclusão, no qual a população orquestra suas dificuldades com dinâmicas próprias de sociabilidade, moradia, e apropriação do território.

Apesar de sua enorme extensão territorial e populacional e significado histórico, social e cultural, a Zona Leste paulistana ainda não tivera um grande festival de cinema em seu calendário cultural. O Festival de Cinema da Zona Leste em Itinerância está no seu segundo ano de programações, que segue até dia 18/03.
(confira a programação).

Pedro Dantas, curador e coordenador geral do festival destaca a multiplicidade cultural da região formada por intensas correntes migratórias de outros países bem como de outros estados brasileiros.

“A Zona Leste é a região da cidade que apresenta o maior fluxo de população sazonal, ou seja, é composta por bairros dormitórios e a maioria de sua população ativa se desloca até outras regiões da cidade”, afirma Dantas.

Na apresentação do filme Lá do Leste e no debate com as crianças e adolescentes do Fabricas de Cultura, Carolina Caffé fala sobre a relação entre arte e território e propõe uma reflexão sobre os motivos da transformação da arte de rua.

“Lá do Leste” encerra a programação da mostra neste domingo, às 15h30