notícias

Pólis participa do III Congresso Latinoamericano de Antropologia no Chile

14/11/2012

Aconteceu entre os dias 5 e 9 de novembro em Santiago do Chile o III Congresso Latinoamericano de Antropologia.

Carolina Caffé, técnica da área de comunicação e cultura do Instituto Pólis, esteve presente no Simpósio Antropologia Audiovisual e Antropologia do Cinema, e apresentou a Cartovideografia – Mapa das Artes de Cidade Tiradentes – SP. O mapeamento desenvolvido junto com pesquisadores-moradores da região, usou o registro audiovisual como principal instrumento metodológico. O objetivo do trabalho foi contribuir para o fortalecimento da cidadania cultural dos moradores da Cidade Tiradentes; revelar e potencializar os saberes, fazeres e poéticas culturais do bairro a partir do estímulo à reflexividade dos próprios agentes locais sobre suas práticas e interlocução entre diferentes grupos e dinâmicas locais.

A apresentação incluiu também ta experiência da realização de dois filmes etnográficos junto a artistas ligados ao Hip Hop em Cidade Tiradentes, distrito da Zona Leste de São Paulo, considerado o maior conjunto habitacional popular da América Latina. A realização do curta-metragem Lá do Leste (2010), e do média-metragem A arte e a rua (2011), foram pensadas como formas de aproximação com a experiência artística e urbana em Cidade Tiradentes, tendo como foco o diálogo da arte de rua com as transformações do espaço urbano.

Segundo Carolina Caffé, “a ampliação e democratização da comunicação audiovisual, a produção e difusão massiva de materiais audiovisuais caseiros sugerem ao estudo antropológico novos desafios metodológicos e teóricos. Como fazer dialogar esta disciplina e suas tecnologias com os atuais embates e disputas em torno do direito à cultura?”

O Congresso agrupou diversos eixos de apresentação e debate relacionados à Antropologia, tais como Movimentos Migratórios, Antropologia das Religiões, Movimentos Juvenis, Território indígena, Patrimonio e Identidade. Entre os convidados para as Conferências esteve Tim Ingold (University of Aberdeen, UK), Miguel Alberto Bartolomé (Instituto Nacional de Antropologia e História do México) e Monica Lacarrieu (Asesora del Programa de Patrimonio Inmaterial en la Secretaría de Cultura de Argentina).

Confira a programação, os participantes e as atas do Congresso – http://www2.facso.uchile.cl/antropologia/ala2012/