notícias

Desobediência civil é tema de roda de conversa em Taboão da Serra

09/06/2016

do Pontão de Convivência e Cultura de Paz

O Instituto Pólis e a Ação Educativa realizarão na próxima segunda-feira (13/06) a roda de conversa Cultura e Desobediência Civil: Uma conversa sem “Ordem e Progresso”. A ideia é promover o diálogo sobre os sentidos da participação em sua forma de ação direta, possibilitando a construção de uma sociedade de não violência.

O encontro contará com a presença de movimentos sociais e instituições que atuam nas diversas regiões de São Paulo: Periferias Contra o Golpe, Ocupação Funarte, Ocupação de Escolas e Sarau do Binho.

A desobediência civil é um princípio vital para o pleno exercício da cidadania e para a constante busca dos direitos civis, sociais e políticos. Ela tem marcado vários processos de mudanças na atualidade, enfrentando a ação de sistemas opressivos que buscam destruir o protagonismo de pessoas e de sujeitos sociais.

“Hoje o Brasil volta a afirmar uma ‘Ordem e Progresso’ que colabora com segmentos da elite para eternizar uma sociedade desigual onde alguns usufruem e outros trabalham”, afirma Hamilton Faria, poeta e coordenador de cultura do Instituto Pólis.

A roda de conversa acontecerá às 20h no Espaço Clariô de Teatro, localizado na Rua Santa Luzia, nº 96, na Vila Santa Luzia, em Taboão da Serra.