notícias

Instituto Pólis: 30 anos de luta pelo Direito à Cidade

07/06/2017

Foi em um sábado, dia 6 de junho de 1987, que nossa história começou, logo após o fim da ditadura militar, inspirada pelos ares de luta e mobilização do processo de retomada da democracia no país. E é com esse espírito que o Pólis segue até os dias de hoje.

Nossa trajetória é marcada por intensa articulação com outras organizações da sociedade civil, movimentos sociais e governos, sempre pautando uma agenda de promoção de direitos sociais. Por meio dessa atuação em rede, conquistamos uma série de marcos institucionais que passaram a orientar o desenvolvimento do país por uma perspectiva popular: o Estatuto da Cidade, a institucionalização dos conselhos participativos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a criação dos pontos de cultura, dentre diversas outras medidas.

Nas últimas décadas vivemos um ciclo de amadurecimento democrático, que ajudamos a construir e celebramos. E agora, nesse momento de ataques contra a democracia, retornamos às redes para resistir e continuar na luta contra os retrocessos nas políticas sociais. Nosso espírito continua jovem e forte para lutar pelo Direito à Cidade irrestritamente.

Agradecemos a todos e todas que fizeram ou fazem parte do Pólis, nossos associados  e associadas, organizações parceiras, redes e todos aqueles que estão juntos na busca de um país soberano, justo e democrático.

Nossa história nos traz a convicção de que um outro mundo é possível. E por ele seguiremos lutando! Parabéns e vida longa ao Pólis!

 

Confira nossa linha do tempo, que apresenta algumas ações do Pólis (acima) e a conjuntura pela qual passava o Brasil (abaixo):